Quem é Orixá Oxóssi: o Rei das matas

Saiba mais sobre sua história, qualidades e bençãos!

Orixá Oxóssi está ligado às florestas e a tudo que é natural na nossa vida e planeta. Conheça mais a história e qualidades desse Orixá, e como receber suas bençãos!

Sou Marisilda Brochado, Enfermeira Obstétrica, Terapeuta Holística, Master Reiki, Canalizadora do SEA. Boa leitura!

Quem é Oxóssi?

“Oxossi é o Rei das matas

Oxóssi, filho de Iemanjá
Divindade do clã de Ogum
É Ibualama, é Inlé
Que Oxum levou pro rio
E nasceu Logunedé!

Sua natureza é da Lua
Na lua Oxóssi é Odé Odé-Odé, Odé-Odé
Rei de Keto Caboclo da mata Odé-Odé

Quinta-feira é seu ossé
Axoxó, feijão preto, camarão, amendoim
Azul e verde, suas cores
Calça branca rendada
Saia curta estampada
Ojá e couraça prateada
Na mão ofá, iluquerê
Okê okê, okê arô, okê
A jurema é a árvore sagrada
Okê arô, Oxóssi, okê okê

Na Bahia é São Jorge
No Rio, São Sebastião
Oxóssi é quem manda
Na banda do meu coração”

Com essa poesia de música do Roque Ferreira, inicio este texto sobre Oxóssi, o orixá guerreiro, rei das matas, das florestas e dono das caças.

Orixá Oxóssi na Umbanda é o chefe dos Caboclos. É também chamado de Odé (que do termo iorubá odẹ, significa “caçador”) e de Alákétu (Senhor da cidade de Kétu na Nigéria).

Orixá Oxóssi tem como atributos a ligeireza, a astúcia, a sabedoria e a habilidade para capturar uma caça, características que o tornam um grande caçador. Aliados ao seu conhecimento e modo de vida na natureza, torna-se também um sábio e poderoso guerreiro.

Além disso, Orixá Oxóssi é o senhor das florestas, de todos os animais e seres que nela habitam e do alimento em fartura.

Esse Orixá caçador, é defensor daqueles que lutam pelo seu sustento e de sua família. Segundo a lenda, ele é o responsável por prover as refeições dos seres humanos, sempre afortunando os que buscam suas bençãos. Ele zela pelos filhos da Terra.

Orixá Oxóssi vive em sintonia com o meio ambiente, equilibrando todo o ecossistema e seres que vivem nele. Inclusive o revoar dos pássados.

Ele está ligado a tudo que é natural, até mesmo aos dons como o da dança, o canto e as artes plásticas. Ele também respeita tudo aquilo que o mundo nos oferece naturalmente, portanto estar em conexão com este Orixá é também bem viver, relaxar e descansar. Lembre-se: para contemplar é necessário paciência e quietude.

Oxóssi acredita que a vida é um eterno ciclo dinâmico e natural, portanto não teme a morte.

Receba a benção dos Orixás!

 

História de Oxóssi

Oxóssi é filho de Orixá Oxalá e de Iemanjá. Irmão de Orixá Ogum e Orixá Exu. É pai de Logunedé.

Seu nome provém do iorubá, e possui significado de “guardião popular”.

Segundo a lenda, Oxóssi é considerado o Rei de Ketu, de onde livrou a população de um dos pássaros de Eleyé, com uma única flecha.

Diz a lenda, que Oxóssi não precisa de mais que uma flecha para matar seu alvo. Por isso, ele é chamado também de Otokan Soso,: guerreiro que precisa somente de uma flecha, pois nunca erra o alvo.

Sua mitologia tem origem na África, assim como todos os orixás cultuados pelo candomblé e umbanda.

Na África, seu culto foi praticamente extinto e esquecido, pois os habitantes da civilização onde Oxóssi era cultuado, sofreu grandes agressões e perdas durante a história da humanidade, sendo dizimados ou forçados a se tornarem escravos.

Mas a raiz do culto ainda é bastante difundida em outros países da América onde a cultura iorubá sobreviveu ao tempo, como o Brasil e Cuba.

Uma lenda diz que Oxóssi e Oxum: a deusa do amor se apaixonaram logo quando se conheceram, mas por saber que Oxalá não aceitaria tão facilmente o relacionamento, a Orixá teve a ideia de vestir Oxóssi como uma mulher, o levar para o palácio e apresentá-lo como uma amiga.

Assim fizeram, e de início o plano dos dois deu certo, mas logo Oxum engravidou e não foi possível manter a farsa por muito tempo. Quando Oxalá descobriu que sua confiança havia sido traída por sua filha. Algumas lendas dizem que este filho é Logunedé.

Qualidades de Oxóssi

  • Dia de Oxóssi: quinta-feira – 20 de janeiro
  • Ferramentas de Oxóssi: arco e flecha (chamado Ofá), e um rabo de boi (chamado Eruexim). Também usa um chapéu de couro.
  • Números de Oxóssi: 4, 6 e 42
  • Frutas de Oxóssi: uva verde, pera, damasco, maçã, melão, coco verde, melancia, sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo, kiwi, graviola
  • Flor: girassol
  • Oxóssi – Sincretismo religioso: São Sebastião, no Rio de Janeiro. São Jorge na Bahia.
  • Oxóssi – Saudação: Okê aro – Significa: “Salve o Grande Caçador!”

Tipos de Orixá Oxóssi e características

Muitas são as faces e qualidades de Oxóssi. Ele se apresenta em diferentes formas e arquétipos, que podem ser identificados em sua personalidade, dons, formas de agir e companhias. Conheça alguns:

  • Oxóssi Otin: ligado a Ogum, vive na mata, mas tem temperamento agressivo;
  • Oxóssi Ajenipapo: é o rei do Irukere;
  • Oxóssi Ibualamo: está relacionado com Omolú, Oxum e o rio Irinlé;
  • Oxóssi Inkule: tem ligação com Oxaguiã, Jagun e as montanhas;
  • Oxóssi Inle: caçador jovem, ligado com os Oxuns, Oxaguiã e Iemanjá;
  • Oxóssi Dana Dana: ligado com Exu e Ossain, não teme a morte;
  • Oxóssi Karé: tem ligação com Oxum, Logun Edé e as águas;
  • Oxóssi Inseewé: senhor da floresta e das folhas, relacionado com Ossain;
  • Oxóssi Infamí: tem ligação com Oxaguiã e Oxalufã;
  • Oxóssi Akueran: relacionado com a fartura, habita os lugares mais profundos da floresta.

Como se conectar com Orixá Oxóssi para ter sua proteção e ajuda

Como não poderia deixar de ser, a melhor de entrar em conexão com Orixá Oxóssi é estar em meio às matas e florestas.

Mas sabemos que nos dias de hoje, nem todos têm acesso a estes lugares sagrados, então você também pode cultivar plantas em seu lar ou em qualquer espaço que resida.

Oxóssi é muito solicitado para pedidos de ajuda para conseguir emprego, ou melhorar o que você já possui, garantindo o sustento e a prosperidade sua e de seus afetos, todos os dias.

Ele é também um caçador de fé: se você perdeu a Fé em Deus, na vida e/ou em si mesmo, conecte-se com ele para reencontrar seu caminho.

Oxóssi também é o caçador de Axé: busque a sua ajuda para a caça das boas influências e as energias positivas.

Segundo a tradição da Umbanda, se você quiser ter sua proteção, use às quintas-feiras roupas ou peças nas cores verdes ou azul-turquesa. Ofereça-lhe milho cozido com lascas de coco, colocando as oferendas na mata, em uum jardim ou praça, debaixo de uma árvore.

Mais músicas de Oxóssi

Para potencializar a realização de seus objetivos criei o SEA – Sistema de Energização Axé, abençoado pelos Orixás e as Yabás.

Para saber mais, acesse: Sessão de SEA (Sistema de Energização Axé): uma terapia leve e poderosa para você se reconectar com seu amor próprio e poder pessoal!

Ilustrações de Orádia Porciúncula

Adquira o E-book: Orixás

É comum as pessoas buscarem informações e orientações aos Orixás. A intenção é sempre, nos prepararmos e sintonizarmos com o arquétipo daquele orixá.

Então a espiritualidade se organiza, para nos orientar, guiar e nos proteger, buscando através do jogo de búzios a orientação precisa.

Artigos recentes

Música é planta que cura

Música é planta que cura

“Soma, mas não some. Fica aí e a gente dorme.Incenso a casa com alecrim. Cê segue a vidaE eu sigo assim...” - Liniker Ah! O aroma do alecrim é algo inexplicável, não é atoa que ele é considerado uma erva fina! Antigamente chamado como “coroa das montanhas” ou...

Preto velho e preta velha: a sabedoria dos avós!

Preto velho e preta velha: a sabedoria dos avós!

Neste artigo vamos entender quem são o Preto Velho e Preta Velha na Umbanda, sua história, nomes e função! E para entender melhor a energia dessas entidades, gostaria de convidar a uma reflexão: Sabe quando você está com sono, senta no colo do seu avô, e ouve suas...

Ossaim – Ossanha: Orixá curandeiro das ervas!

Ossaim – Ossanha: Orixá curandeiro das ervas!

Um bálsamo de folhas verdes é a energia de Ossaim. Este orixá das plantas sagradas e milagrosas, se mistura na mata e pode até ser confundido com a vegetação. Neste artigo vamos conhecer mais sobre as características e história desse Orixá. Este artigo faz parte de...

×