Orixá Ogum: o Guerreiro da coragem e vitória!

História e dicas para se conectar a sua energia protetora e guerreira!

O Orixá Ogum é um dos mais populares do Brasil! Muito respeitado e invocado em tempos de batalha. Ele vai à frente abrindo os caminhos, nos protege e traz a vitória.

Sou Marisilda Brochado, Enfermeira Obstétrica, Terapeuta Holística, Master Reiki, Canalizadora do SEA – Sistema de Energização Axé.

Quem é o Orixá Ogum?

Símbolo de batalhas e vitórias, Ogum é um dos Orixás mais cultuados no Brasil. É considerado o “comandante supremo”, o Orixá das batalhas, que luta à frente com todas as suas forças.

Ao precisar de proteção em momentos de perigo, é a ele quem se deve chamar e pedir ajuda.

Foi Ogum quem ensinou à humanidade os conhecimentos sobre guerra e sobre o trabalho com o metal. Levando, dessa forma, evolução para todos.

Ogum é o filho mais velho de Iemanjá. Irmão de Orixá Exú e Orixá Oxóssi (por quem sempre teve muito estima, presenteando-o com armas feitas com suas próprias mãos).

História de Ogum

Na cultura africana Iorubá, Ogum é citado como o primeiro Orixá a descer ao reino de Ile Aiye, a Terra. Veio com a missão de encontrar uma condições adequadas para a humanidade. Por isso, um de seus nomes é Oriki ou Osin Imole: “primeiro orixá a vir para a Terra”.

Ogum era o filho mais velho de Odudua (considerado o progenitor do povo iorubá), o rei fundador da cidade de Ifé. Quando seu pai perde momentaneamente a visão, Ogum assume o título de rei.

Certa vez Ogum apaixonou-se por Oxum, esposa de Xangô. Aconteceu quando Ogum cansou de produzir armas de metal e decidiu fugir do vilarejo, se escondendo no meio da floresta. Os Orixás fizeram de tudo para chamá-lo de volta, mas apenas Oxum com seus encantos da dança e canto conseguiu!

Outra lenda do Orixá é de quando ele foi chamado para uma batalha, sem data para voltar. Antes de partir, ele solicitou para seu filho dedicar um dia no ano em seu nome enquanto ele estivesse em batalha. Durante este dia toda população deveria fazer jejum e silêncio.

Ogum ficou 7 anos em batalha. Quando retornou, bateu em diversas casas pedindo bebida e comida, mas ninguém o atendia. O silêncio na cidade era absoluto.

Enfurecido por não ser recebido com uma festa, Ogum dizimou toda a aldeia com sua espada. O Orixá só parou quando seu filho e Exú apareceram e relembraram o motivo.

Tomado por vergonha e remorso, Ogum abriu o chão com sua espada e se enterrou de pé.

Qualidades de Ogum

O orixá Ogum também venceu muitas batalhas por amor.

É um defensor de seus filhos e está sempre disposto a nos ajudar e a defender uma causa justa.

Ogum é o Orixá que abre caminho. Ele afasta a desordem e o caos e corta a atuação de energias negativas, tudo a partir do equilíbrio íntimo das pessoas, perante a Lei Divina.

Ogum é Orixá da guerra, da coragem e da proteção. Protege templos, casas e caminhos. 

Apesar da imagem de guerreiro temido, Ogum é considerado a vida em toda a sua plenitude! Orixá lutador, sua força e garra inspiram a lutar contra aqueles e aquilo que nos desafia. Nossas batalhas externas e internas.

Ogum também é considerado o senhor do ferro, da guerra, da agricultura e da tecnologia.

  • Oferendas para Ogum: manga, feijão fradinho, camarão e cerveja clara. São oferendas simples que podem ser entregues em cachoeiras, praias, mato e até mesmo em um jardim!
  • Dia de comemoração: 23 de Abril
  • Ogum – Dia da semana: Terça-feira
  • Ogum – Cores: azuis escuros e o verde. Em algumas qualidades ele também aparece com o uso do vermelho.
  • SaudaçãoOgunhê – Salve a Ogum cabeça coroada!
  • Sincretismo: São Jorge. Santo Antônio na Bahia

 

Tipos de Ogum

Ogum possui diferentes arquétipos / qualidades, que podem ser identificadas em sua personalidade, dons e formas de agir:

  • Ogum Akoró: com coroa e roupa de mariwó, toma conta da casa de Oxalá e é ligado a Oxossi
  • Ogum Mejé: ligado a Exú, toma conta das 7 entradas do Irê
  • Ogum Wáris: ligado a Oxum e requintado, é ferreiro de metais dourados
  • Ogum Oniré: senhor do Irê, filho de Oniré
  • Ogum Amené: ligado a Oxum, possui uma conta verde clara
  • Ogunjá: na África recebe cães como oferenda e está ligado a Yemanjá
  • Ogum Alagbedé: orixá dos ferreiros, ligado a Yemanjá
  • Oriki ou Osin Imole: “primeiro orixá a vir para a Terra”

Como se conectar com a força guerreira e vitoriosa do Orixá Ogum

Faça uma limpeza energética nesses tempos em que nos sentimos preocupados e ansiosos, tomando um banho de descarrego de Ogum.

Tome o banho no máximo 1x ao mês, em qualquer terça-feira. É ideal para tirar inveja e descarregar as energias.

Ingredientes: 1 espada de São Jorge e 2 litros de água

Como fazer seu banho de limpeza e proteção:

  • Corte com uma faca a espada de São Jorge em 7 pedaços;
  • Ferva a água, desligue o fogo e então adicione os pedaços;
  • Quando a água estiver morna retire os pedaços e jogue fora;
  • Tome primeiramente seu banho higiênico e depois despeje o banho de Ogum, do pescoço para baixo;
  • Peça por proteção, coragem e descarrego das energias negativas.

Oração para Ogum

Devido ao seu forte sincretismo com São Jorge, as orações ao Orixá Ogum são as mesmas do Santo, entre elas está a mais forte e conhecida:

“EU ANDAREI VESTIDO E ARMADO, COM AS ARMAS DE SÃO JORGE.

PARA QUE MEUS INIMIGOS TENDO PÉS NÃO ME ALCANCEM, TENDO MÃOS NÃO ME PEGUEM, TENDO OLHOS NÃO ME ENXERGUEM

E NEM PENSAMENTOS ELES POSSAM TER PARA ME FAZEREM MAL.

ARMAS DE FOGO O MEU CORPO NÃO O ALCANÇARÃO, FACAS E LANÇAS SE QUEBRARÃO SEM AO MEU CORPO CHEGAR, CORDAS E CORRENTES SE ARREBENTARÃO SEM O MEU CORPO AMARRAREM.

JESUS CRISTO ME PROTEJA E ME DEFENDA COM O PODER DE SUA SANTA E DIVINA GRAÇA,

VIRGEM MARIA DE NAZARÉ, ME CUBRA COM O SEU SAGRADO E DIVINO MANTO, ME PROTEGENDO EM TODAS MINHAS DORES E AFLIÇÕES,

E DEUS COM A SUA DIVINA MISERICÓRDIA E GRANDE PODER, SEJA MEU DEFENSOR, CONTRA AS MALDADES DE PERSEGUIÇÕES DOS MEUS INIMIGOS,

GLORIOSO SÃO JORGE, EM NOME DE DEUS, ME ESTENDA O SEU ESCUDO E AS SUAS PODEROSAS ANULAS, DEFENDENDO-ME COM A SUA FORÇA E COM A SUA GRANDEZA, DO PODER DOS MEUS INIMIGOS CARNAIS E ESPIRITUAIS E DE TODAS SUA MÁS INFLUÊNCIAS, E QUE DEBAIXO DAS PATAS DE SEU FIEL GINETE, MEUS INIMIGOS FIQUEM HUMILDES E SUBMISSOS A VÓS,
SEM SE ATREVEREM A TER UM OLHAR SEQUER QUE ME POSSA PREJUDICAR.

ASSIM SEJA COM O PODER DE DEUS E DE JESUS E DA FALANGE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO. AXÉ!”

Jorge Ben e Zeca Pagodinho – Ogum: Música

Para potencializar a realização de seus objetivos criei o SEA – Sistema de Energização Axé, abençoado pelos Orixás e as Yabás.

Para saber mais, acesse: Sessão de SEA (Sistema de Energização Axé): uma terapia leve e poderosa para você se reconectar com seu amor próprio e poder pessoal!

Ilustrações de Orádia Porciúncula 

Adquira o E-book: Orixás

É comum as pessoas buscarem informações e orientações aos Orixás. A intenção é sempre, nos prepararmos e sintonizarmos com o arquétipo daquele orixá.

Então a espiritualidade se organiza, para nos orientar, guiar e nos proteger, buscando através do jogo de búzios a orientação precisa.

Artigos recentes

Música é planta que cura

Música é planta que cura

“Soma, mas não some. Fica aí e a gente dorme.Incenso a casa com alecrim. Cê segue a vidaE eu sigo assim...” - Liniker Ah! O aroma do alecrim é algo inexplicável, não é atoa que ele é considerado uma erva fina! Antigamente chamado como “coroa das montanhas” ou...

Preto velho e preta velha: a sabedoria dos avós!

Preto velho e preta velha: a sabedoria dos avós!

Neste artigo vamos entender quem são o Preto Velho e Preta Velha na Umbanda, sua história, nomes e função! E para entender melhor a energia dessas entidades, gostaria de convidar a uma reflexão: Sabe quando você está com sono, senta no colo do seu avô, e ouve suas...

Ossaim – Ossanha: Orixá curandeiro das ervas!

Ossaim – Ossanha: Orixá curandeiro das ervas!

Um bálsamo de folhas verdes é a energia de Ossaim. Este orixá das plantas sagradas e milagrosas, se mistura na mata e pode até ser confundido com a vegetação. Neste artigo vamos conhecer mais sobre as características e história desse Orixá. Este artigo faz parte de...

×